É Alergia Ou Resfriado?

Mecanismo da Alergia

“Aqueles pacientes que já têm alguma alergia, por exemplo alergia alimentar, é necessário evitar completamente o contato com este alimento. O que pode explicar alguns pacientes desencadearem esses sintomas tão tardiamente é que nos primeiros momentos, quando ocorre o contato com o alérgeno (alimentar, respiratório ou outro), ele vai se sensibilizando e produzindo células contra esse alérgeno específico, e por algum motivo, ainda não bem estabelecido, o sistema imunológico reconhece esse alérgeno como “agressor” e entra em atividade para o combater, manifestando assim os sintomas de alergia”, explica a alergista do Hospital Anchieta de Brasília. Como podemos saber se somos alérgicos a algum medicamento? Ela pode manifestar-se como uma dermatite de contato (ex. uso de luvas) e chegar até a quadros mais graves de choque anafilático (por exemplo, durante cirurgias). Por exemplo, rinite alérgica, asma, urticária, alergias a medicamentos e até mesmo alimentares, especialmente a de crustáceos/frutos do mar que podem se desenvolver após vários contatos com o alimento e iniciar somente na vida adulta. A asma e a rinite são as principais alergias respiratórias?

Sabe-se que na maioria das vezes as primeiras manifestações de doenças alérgicas são dermatite atópica e alergias alimentares, se e com o passar dos anos, aumenta a prevalência de outras doenças alérgicas, como as alergias respiratórias (rinite alérgica e asma), conclui. As pessoas com alergia produzem o anticorpo IgE para determinadas substâncias (alergénios) inofensivas para a maioria das pessoas. Neste método existem várias técnicas que procuram demonstrar a presença do anticorpo da alergia (IgE) específico para determinada substância. Os métodos mais utilizados no diagnóstico da causa da doença são testes cutâneos, determinação de IgE ou RAST e testes de provocação. Além disso, existem testes realizados na pele ou no sangue do paciente que permitem a identificação de determinadas alergias. Além disso, a privação do sono aumenta a inflamação, dando origem a um ciclo vicioso. Os resultados dos testes de monitorização podem ajudar a decidir se é seguro introduzir ou reintroduzir alimentos alergénicos na alimentação, ou quando será o melhor momento para o fazer. Existem dois métodos para diagnosticar as alergias: o mais usado é o teste “in vivo” (testes cutâneos), realizado Tratamento Asma na pele do indivíduo usando extratos dos alérgenos suspeitos e observando-se a reação desenvolvida na pele.

O segundo método é chamado “in vitro”, que são exames laboratoriais realizados com o soro do paciente. Mariana Bonfim Teixeira. O conceito é chamado de marcha atópica, que mostra Tratamento Câncer a progressão das doenças alérgicas que são vistas desde a infância até a vida adulta. Nas alergias respiratórias, a forma de ajudar a evitar as crises é manter um ambiente limpo, evitar objetos que acumulem poeira, e fazer higiene nasal com frequência”, esclarece Mariana. A Dra. Mariana explica ainda o que pode ser feito para se prevenir: “De um modo geral, ter hábitos saudáveis. É o caso da alergia à proteína do leite (caseína), uma condição que pode ser comum em crianças. Essa situação é vista com mais frequência no caso das dermatites de contato (ex: alergia a cosméticos em mulheres ou a produtos industriais nos homens) e também a alergia a medicamentos, que é mais comum em idosos. “Os principais fatores desencadeantes são a fumaça do cigarro, produtos químicos, aeroalérgenos como pólen, esporos de fungos e partículas de ácaros, ambientes muito poluídos, infecções respiratórias e poeiras orgânicas. Não há como evitar a herança genética, portanto, na prevenção primária temos que atuar diminuindo as sensibilizações, isto é, estimular o aleitamento materno, manter hábitos de vida saudáveis para evitar ambientes com carga exagerada de alérgenos e o contato precoce com alimentos potencialmente alergênicos.

Sabemos que existe uma predisposição genética, o que significa que se sua mãe ou seu pai têm alergias, é mais provável que você também as tenha. Se você apresentar esses sintomas, não significa que você tem câncer de mama inflamatório, mas é necessário consultar seu médico para que a causa seja diagnosticada. Você pode não encontrar um gatilho, mas você pode receber um diagnóstico melhor, receber alguns bons conselhos, se beneficiar dos tratamentos disponíveis para controlar os sintomas e ajudar você a seguir com sua vida. Médica alergista do Hospital Anchieta de Brasília cita as alergias mais comuns e alerta sobre os cuidados a serem tomados para evitar crises e também sobre os tratamentos disponíveis a curto e longo prazo. “As alergias envolvem uma complexa atuação do sistema imunológico e para o paciente apresentar qualquer tipo de alergia ele precisa ter uma predisposição genética e estar associado a algum fator ambiental externo para desencadear as crises.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *